quinta-feira, 11 de novembro de 2010

DIA DE S.MARTINHO NA QUINTA DA RIBEIRA


















Partimos da escola EB2,3 Prof. Dr. Costa Mota Pinto às 09:15h, rumo a Tondela, mais precisamente para a Quinta da Dª Almerinda onde o nosso aluno Rafael faz o seu estágio profissional, todas as 3ª feiras.
Chegámos todos entusiasmados e ansiosos para conhecer os vários momentos anteriores à preparação da festa de S. Martinho. Começamos por ver e participar na elaboração do pão e no enchimento das chouriças. Uhmmmm que cheirinho.
Já nos está crescer "água na Boca" e o S. Martinho cada vez está mais pertinho de ser comemorado.
Então foi assim: ajudámos a Dª Almerinda a acender o forno de lenha para cozer o pão, não nos esqueçemos de fazer a reza, para que o pão saísse bom e saboroso.
Aprendemos regras de segurança para não nos queimarmos.
De seguida, mexemos a massa, depois colocámos dentro do forno e, num instantinho o pão ficou cozido e quentinho para o comermos. Mas tal não aconteceu logo, pois faltava ir buscar os doces já confeccionados por nós, e colocar as castanhas a assar.
Enquanto as castranhas assavam, nós ajudámos a partir o pão e a colocar dentro do mesmo o docinho e nessa altura, já com "a barriga a dar horas" as castanhas acabaram de assar e finalmente fizemos o nosso convívio.
Sim, foi um convivio, porque estivemos juntos com outros alunos de outras escolas.
ADORÁMOS!!!
QUEREMOS REPETIR OUTRO ACONTECIMENTO PARECIDO e VIVA O S. MARTINHO!!!!!!

MAS ATENÇÃO, ISTO FOI SÓ A MANHÃ. DA PARTE DA TARDE  HÀ MAIS....




1 comentário:

  1. Gostei de fazer o pão com a Dª Almerinda e de estar com outros amigos: David, Mário, Prof. Fátima, Sr. Caetano, Prof. Teresa, Rafael e outros amigos de outras escolas
    Andreia - 7º B

    ResponderEliminar