domingo, 5 de dezembro de 2010

DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA



Pesquisa de Cartaz dos alunos com NEE

TODOS IGUAIS E TODOS DIFERENTES









Hoje, dia 3 de Dezembro de 2010 acordou gelado, pois havia gelo por todo o lado. Fomos então devagarinho, rumo à Escola Prof. Dr. C. Mota Pinto de Lajeosa do Dão, para desenvolvermos uma actividade incluída no nosso Plano Anual de Actividades e que vai ao encontro da comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
            Sendo tão importante para todos nós, porque qualquer um de nós já se deparou com alguém “diferente”, seja numa ou noutra situação, ou de forma mais próxima, ou não.
            Assim, foi com um espírito muito quentinho, cheio de emoções e animado, que chegamos à escola, para dinamizarmos esta actividade.
            Iniciámos então, com a entrega de um crachá a todos os professores, funcionários e alunos, simbolizando este dia. Seguidamente, no corredor central da nossa escola estavam distribuídos três cantinhos fabulosos, o cantinho dos sabores, o cantinho dos cheiros, o cantinho das pinturas e à volta destes estavam cadeiras de rodas.
            A seguir, foram colocadas vendas nos olhos de todos os participantes, para que fossem explorados os outros sentidos, sem ser o sentido da visão e, desta forma, sentir as dificuldades na identificação de cheiros e de sabores, na execução de uma pintura na tela, no subir e descer de escadas e no caminhar pelo corredor e átrio da escola. Todos os que participaram tiveram a oportunidade de andar de cadeira de rodas dentro e fora da escola, para puderem sentir outras realidades, experimentando as imensas dificuldades em ultrapassar obstáculos, em termos de subir degraus e rampas.
            Foi realmente extraordinário, os olhares, os sorrisos, as emoções, os gestos, as surpresas estampadas nos rostos, o envolvimento de todos os que participaram nesta iniciativa. No final destas experiências acabávamos por ouvir “É mesmo difícil ..., Como é que os cegos conseguem…Não é nada fácil, eu não consigo subir os degraus de cadeira de rodas, …”.
            Queremos assim, desta forma, agradecer a todos os professores, funcionários e alunos pela sua participação/envolvimento nesta actividade. O Agrupamento de Escolas de Lajeosa do Dão está de parabéns, um obrigado a todos, pois a mensagem/sensibilização para o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi de facto, transmitida.

As docentes que dinamizaram a actividade “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: Ana Vicente, Sílvia Coelho e Teresa Pina.
 

Sem comentários:

Publicar um comentário